O Brasília International Film Festival (BIFF) será realizado entre 6 e 15 de novembro no Cine Brasília e no Cine Cultura Liberty Mall. Este ano, foram selecionadas 16 produções inéditas para a mostra competitiva, dividida em ficções e documentários.
A programação do BIFF contará também com mostras paralelas, pré-estreias exclusivas e uma homenagem ao diretor, roteirista e produtor argentino de cinema Luis Puenzo, que dará uma palestra e participará de um debate com o público.
O filme de abertura será O Clã, de Pablo Trapero (2015), o maior sucesso de bilheteria da história do cinema argentino, visto por mais de 2,5 milhões de pessoas naquele país, e vencedor do Leão de Prata no Festival de Veneza. A obra conta a história de uma família aparentemente normal, mas que é formada por sequestradores e assassinos. A sessão acontece no Cine Brasília, apenas para convidados.
Foram mais de 200 inscritos, dos quais foram selecionados oito para a Mostra Competitiva Ficção e oito para a Mostra Competitiva de Documentários, com produções de várias partes do mundo. Neste ano, há uma novidade: os vencedores serão escolhidos pelo júri popular. A curadoria foi feita por Nilson Rodrigues, diretor do BIFF, Anna Karina de Carvalho, diretora de programação do BIFF, pela cineasta e professora Erika Bauer e pela jornalista e produtora Lorena Quintas.
Entre os longas de ficção, competem O Silêncio (Índia), de Gajendra Ahire, Uma Realidade Por Segundo (Bélgica), de Karim Ouelhaj, Labirinto de Mentiras (Alemanha), de Giulio Ricciarelli, Mergulho em Sozopol (Bulgária), de Kostadin Bonev. A América Latina entra na disputa com A Obra do Século (Cuba), de Carlos Quintela, O Começo do Tempo (México), de Bernardo Arellano, Como Ganhar Inimigos (Argentina), de Gabriel Litchmann, e Lua de Cigarras (Paraguai), de Jorge Diaz Bedoya.
Na Mostra Competitiva de Documentários, concorrem O Sentido da Criação (Estados Unidos), de Patryk Rebisz, e Erinnisse Rebisz, A Sua Felicidade Não Esta no Biscoito Da Sorte (Áustria), de Johannes Gierlinger, Um Guia Para Famílias Curiosas (Itália), de Lucio Basadonne e Anna Pollio, Uma Historia Aprisionada (Espanha), de David Marrades Escribá, Internet – Além da Fronteira (Itália), de Maurilio Mangano, Em Busca Da Identidade (França), de Lionel Rossini, O Sorriso Verdadeiro (Espanha), de Juan Rayos, e Crônicas da Demolição (Brasil), de Eduardo Ades.
O BIFF tem patrocínio da Petrobrás, do Cartão BRB, da Stela Artois e conta com apoio do Liberty Mall, DNA Natural, Kobe, Hotel Metropolitan, HTRON Cinema e Vídeo, Embaixada Argentina, InterCult, Icaic, Canal Brasil e Rádio Cultura. A realização é da Associação dos Amigos do Cinema e da Cultura e do Cine Cultura Liberty Mall.
Homenagem e palestra
O homenageado deste ano será Luis Puenzo, que virá a Brasília especialmente para o festival. Será exibido A História Oficial, que encerrará o BIFF, primeiro filme latino-americano a receber o Oscar de melhor filme estrangeiro e que completa 30 anos de lançamento em 2015. Na história, uma professora começa a suspeitar que adotou a filha de presos políticos durante a ditadura militar.
No sábado (14), após a sessão do filme Alguns que Viveram, Puenzo irá ministrar a palestra “O cinema latinoamericano e seu espaço no mercado internacional”, seguida de um debate com o público. Será uma oportunidade única de compartilhar histórias e aprender com um dos mais emblemáticos nomes do cinema dos hermanos. A homenagem é complementada pelas exibições do faroeste Gringo Velho e dos dramáticos A Prostituta e a Baleia, A Peste e XXY, produzido por ele e dirigido por sua filha, Lucia Puenzo.
Cinema e Revolução
A programação contará ainda com a mostra Cuba – Cinema e Revolução, que trará obras importantes como Retrato de Teresa, Benny e Morango e Chocolate, além do superclássico Memórias do Subdesenvolvimento, de Tomas Gutierrez Alea, que mistura imagens documentais e ficção para fazer um relato da sociedade cubana pós-revolução por meio da visão de um rico aspirante a escritor, que permanece no país após sua família e amigos fugirem para Miami.
Esta mostra conta com um filme de cada década, começando pelos anos 60 com Memórias do Subdesenvolvimento (1968) e terminando com o novíssimo Voos Proibidos (2015), de Rigoberto López, sobre uma jovem parisiense que se prepara para conhecer o pai cubano, porém uma tempestade faz com que sua viagem seja cancelada.
Sessões de Gala
As Sessões de Gala vão exibir duas pré-estreias. O francês Dheepan – O Refúgio, de Jacques Audiard, traz um tema bastante atual ao retratar desconhecidos, que fingem ser uma família para fugir do Sri Lanka, que está em guerra, e chegar à França, onde buscam melhores condições de vida mesmo sem falar a língua local.
Já o comovente Sabor da Vida, da premiada diretora japonesa Naomi Kawase, que retrata a profunda relação entre um padeiro que está começando seu próprio negócio e uma idosa que se propõe a ajudá-lo.
Mundo Animado
As crianças também serão contempladas na programação do BIFF com o Mundo Animado, que exibirá a produção russa Kikoriki - A Turma Invencível, sobre um grupo de amigos que encontram um velho aparelho de televisão e acabam sendo transportados para uma grande aventura para salvar o planeta Terra. Essa mostra será gratuita e aberta ao público, mas é especialmente oferecida a alunos de escolas públicas do Distrito Federal.
IV BIFF – Brasilia International Film Festival
De 6 a 15 de novembro
Local: Cine Brasília (106/107 Sul) e Cine Cultura Liberty Mall (Setor Comercial Norte)
Horários: Ver programação anexa ou consulte o Site: http://www.biffestival.com/
Programação:
CERIMÕNIA DE ABERTURA (para convidados)
O CLÃ
Ficção, drama, digital, 110min, Argentina, 2015
Direção: Pablo Trapero
Argentina, começo dos anos 80. Por trás da fachada de uma típica família do tradicional bairro de San Isidro, se oculta um sinistro clã dedicado ao sequestro e ao assassinato.
Cine Brasília: Dia 06, 20h30 (sessão especial para convidados)
FILME DE ENCERRAMENTO
A HISTÓRIA OFICIAL
Ficção, Drama, Digital, Argentina, 112min, 1985
Direção: Luis Puenzo
Alicia é uma professora de história completamente alheia à realidade da ditadura argentina. Após o retorno do exílio de uma amiga, começa a descobrir os horrores praticados neste período.
Cine Brasília: Dia 14, 20h30 (sessão especial para convidados)
MOSTRA COMPETITIVA FICÇÃO
O COMEÇO DO TEMPO
Ficção, Drama, Digital, México, 110min, 2015
Direção: Bernardo Arellano
Devido à crise financeira no país, Antonio e Bertha, um casal de cerca de 90 anos, tem suas aposentadorias suspensas. Com o desdém dos filhos, precisam se virar sozinhos.
Cine Brasília: Dia 07/11, 15h
Cine Cultura Liberty Mall Sala 3: Dia 09, 14h – Dia 13, 18h
UMA REALIDADE POR SEGUNDO
Ficção, Drama, Digital, Bélgica, 95min, 2015
Direção: Karim Ouelhaj
Um assistente social, uma adolescente abalada e um homem horrorizado com a decadência que o rodeia. Fundindo ficção e documentário, o filme nos mostra o que ninguém quer ver ou saber.
Cine Brasília: Dia 08, 14h30
Cine Cultura Liberty Mall Sala 3: Dia 10, 18h – Dia 13, 16h
O SILÊNCIO
Ficção, Drama, Digital, Índia , 92min, 2015
Direção: Gajendra Ahire
Tarde da noite, em um trem em Mumbai, a jovem indiana Chini testemunha um episódio de violência sexual que a força a encarar demônios de seu passado.
Cine Brasília: Dia 08, 16h30
Cine Cultura Liberty Mall Sala 3: Dia 10, 16h – Dia 13, 14h
LABIRINTO DE MENTIRAS
Ficção, Drama, Digital, Alemanha,124 minutos, 2014
Direção: Giulio Ricciarelli
Em 1958, na Alemanha, um jovem procurador está determinado a revelar todas as atrocidades cometidas por seus compatriotas durante a Segunda Guerra Mundial.
Cine Brasília: Dia 07, 21h – Dia 12, 16h30
Cine Cultura Liberty Mall Sala 3: Dia 10, 20h
MERGULHO EM SOZOPOL
Ficção, Drama, Digital, Bulgária, 100min, 2014
Direção: Kostadin Bonev
Um homem envelhecendo volta a Sozopol e leva consigo suas memórias e dez garrafas de vodka. É claro que quando a vodka acaba, algo vai acontecer. Algo que vai mudar sua vida para sempre.
Cine Brasília: Dia 10, 17h – Dia 11, 20h30
Cine Cultura Liberty Mall Sala 3: Dia 08, 20h
LUA DE CIGARRAS
Ficção, Ação, Digital, Paraguai, 82min, 2014
Direção: Jorge Diaz Bedoya
Gatillo, o braço direito do poderoso chefe da máfia El Brasiguayo, entra em contato com J.D. Flitner, um jovem empresário americano em busca de terra para plantar.
Cine Brasília: Dia 08, 18h30
Cine Cultura Liberty Mall Sala 3: Dia 09, 20h – Dia 11, 14h – Dia 12, 16h
COMO GANHAR INIMIGOS
Ficção, Comédia, Digital, Argentina, 78min, 2014
Direção: Gabriel Litchmann
Lucas, um jovem advogado judeu, conhece a bela Bárbara em um café e a leva para casa no primeiro encontro. Ao acordar, percebe que tanto Bárbara quanto todas as suas economias sumiram.
Cine Brasília: Dia 09, 19h
Cine Cultura Liberty Mall Sala 3: Dia 07, 16h – Dia 12, 20h
A OBRA DO SÉCULO
Ficção, Drama, Digital, Argentina/ Cuba/ Suíça/ Alemanha, 100min, 2015
Direção: Carlos Quintela
Em um projeto nuclear abandonado, concebido por Cuba e pela União Soviética, um desiludido engenheiro sobrevive com seu filho e seu neto.
Cine Brasília: Dia 12, 19h
Cine Cultura Liberty Mall Sala 3: Dia 08, 16h – Dia 14, 16h
MOSTRA COMPETITIVA DE DOCUMENTÁRIOS
O SORRISO VERDADEIRO
Documentário, Digital, 82min, Espanha, 2015
Direção: Juan Rayos
O Sorriso Verdadeiro é a história de uma viagem pelo olhar vazio de um garoto cego e autista que atravessa 1300 km em uma bicicleta junto com seu irmão.
Cine Brasília: Dia 09, 20h30 – Dia 11, 17h
Cine Cultura Liberty Mall Sala 3: Dia 10, 14h
UM GUIA PARA FAMÍLIAS CURIOSAS
Documentário, Digital, 73min, Itália, 2015
Direção: Lucio Basadonne e Anna Pollio
Uma família de classe média sai de sua zona de conforto em uma viagem que questiona seus hábitos de consumo e de vida.
Cine Brasília: Dia 07, 19h – Dia 09, 17h
Cine Cultura Liberty Mall Sala 3: Dia 08, 18h – Dia 11, 20h
INTERNAT – ALÉM DA FRONTEIRA
Documentário, Digital, 74min, Itália, 2014
Direção: Maurilio Mangano
Sessenta famílias georgianas que escaparam da guerra civil Georgiana-Abecásia ocupam uma ex-escola.
Cine Brasília: Dia 10, 19h
Cine Cultura Liberty Mall Sala 3: Dia 08, 14h – Dia 12, 18h
EM BUSCA DA IDENTIDADE
Documentário, Digital, 58min, França, 2014
Direção: Lionel Rossini
Dois indígenas Uitoto decidem viajar para a terra original de seu povo: La Chorrera. Uma jornada entre o passado e o presente a procura de suas identidades.
Cine Brasília: Dia 08, 20h30 – Dia 14, 16h
Cine Cultura Liberty Mall Sala 3: Dia 07, 14h – Dia 11, 18h
UMA HISTÓRIA APRISIONADA
Documentário, Digital, 70min, Espanha, 2015
Direção: David Marrades Escribá
As histórias de Mourtada, Samuel e Peggy trazem à tona o obscuro e inquietante mundo das casas de detenção para imigrantes ilegais, ferramentas usadas para frear a imigração irregular.
Cine Brasília: Dia 10, 20h30
Cine Cultura Liberty Mall Sala 3: Dia 09, 18h – Dia 12, 14h
CRÔNICA DA DEMOLIÇÃO
Documentário, Digital, 89min, Brasil, 2015
Direção: Eduardo Ades
Há quarenta anos ali ficava o Palácio Monroe, antiga sede do Senado Federal. Uma história de sabres e leões, militares e arquitetos, passado e futuro.
Cine Brasília: Dia 14, 14h – Dia 13, 19h
Cine Cultura Liberty Mall Sala 3: Dia 07, 20h – Dia 11, 16h
O SENTIDO DA CRIAÇÃO
Documentário, Digital, 74min, Estados Unidos, 2015
Direção: Patryk Rebisz e Erinnisse Rebisz
A história de três artistas que, com limitações de parte de seus sentidos, seguiram suas trajetórias criativas superando as limitações impostas. Uma exploração das forças e dos desejos de serem relevantes no mundo atual, tendo como base a decisão de seguir nos seus caminhos artísticos como forma de seguirem vivendo.
Cine Brasília: Dia 11, 19h – Dia 13, 17h
Cine Cultura Liberty Mall Sala 3: Dia 07, 18h – Dia 14, 14h
A SUA FELICIDADE NÃO ESTÁ NO BISCOICO DA SORTE
Documentário, Digital, 81min, Austria, 2015
Direção: Johannes Gierlinger
Uma viagem pelo mundo em busca da felicidade. O cineasta vai até os protestos em Gezi Park, Istambul, aos portões da Cinecitta, em Roma, às ruas de Santiago do Chile, ao deserto de Atacama e a uma aglomeração de trailers na Califórnia.
Cine Brasília: Dia 07, 17h
Cine Cultura Liberty Mall Sala 3: Dia 09, 16h – Dia 13, 20h10
MOSTRA CUBA, CINEMA E REVOLUÇÃO
MEMÓRIAS DO SUBDESENVOLVIMENTO
Documentário, Drama, Digital, 110min, Cuba, 1968
Direção: Tomas Gutierrez Alea
Sergio é um homem rico que deseja ser escritor. Após sua esposa e amigos fugirem para Miami, ele fica em Cuba observando as mudanças no país após a revolução.
Cine Cultura Liberty Mall Sala 4: Dia 08, 14h30 – Dia 12, 14h30 – Dia 14, 16h30
RETRATO DE TERESA
Ficção, Drama, Digital, 103min, Cuba, 1979
Direção: Pastor Vega
Em uma Cuba revolucionária, Teresa aceita o cargo de assessora de cultura de uma fábrica. Agora ela terá que combinar o novo trabalho com as obrigações familiares e lidar com o ciúmes de seu marido.
Cine Cultura Liberty Mall Sala 4: Dia 07, 16h40 – Dia 10, 14h30 – Dia 13, 14h30
A BELA DE ALHAMBRA
Ficção, Musical, Digital, 108min, Cuba, 1989
Direção: Julio García Espinosa, Enrique Pineda Barnet e Miguel Barnet
Raquel é um corista com uma ambição: tornar-se vedete do famoso Teatro Alhambra. No caminho para conseguir realizar seu desejo, conhece uma nova paixão.
Cine Cultura Liberty Mall Sala 4: Dia 10, 16h30 – Dia 11, 20h30 – Dia 14, 14h30
MORANGO E CHOCOLATE
Ficção, Drama, Digital, 108min, Cuba, 1994
Direção: Tomás Gutiérrez Alea e Juan Carlos Tabío
Um gay e um hétero: um é comunista e o outro, desconfiado. Uma história de um encontro singular e inusitado.
Cine Cultura Liberty Mall Sala 4: Dia 08, 18h30 – Dia 09, 14h30 – Dia 11, 16h40 – Dia 13, 18h40
BENNY
Ficção, Musical, Digital, 132min, Cuba, 2006
Direção: Jorge Luis Sánchez
Benny Moré é um artista que através da música e da dança faz multidões delirarem. Um político com muito dinheiro o contrata para que faça um show de campanha eleitoral, mas tudo pode dar errado.
Cine Cultura Liberty Mall Sala 4: Dia 07, 18h30 – Dia 12, 16h30 – Dia 14, 21h
VOOS PROIBIDOS
Ficção, Drama, Digital, 115min, Cuba, 2015
Direção: Rigoberto López
Monique é parisiense e tem um pai cubano que não conhece. Na manhã em que vai viajar para Havana, conhece um cubano de 50 anos que aguarda o mesmo voo para Cuba. Devido a uma tempestade inesperada, o voo é cancelado.
Cine Cultura Liberty Mall Sala 4: Dia 07, 10h30 – Dia 11, 14h30 – Dia 14, 18h30 – Dia 15, 14h30
MOSTRA LUIS PUENZO
A HISTÓRIA OFICIAL
Ficção, Drama, Digital, Argentina, 112min, 1985
Direção: Luis Puenzo
Alicia é uma professora de história completamente alheia à realidade da ditadura argentina. Após o retorno do exílio de uma amiga, começa a descobrir os horrores praticados neste período.
Cine Brasília: Dia 14, 20h30 (sessão fechada para convidados) – Dia 15, 14h30
Cine Cultura Liberty Mall Sala 4: Dia 15, 18h30
GRINGO VELHO
Ficção, Faroeste, Digital, Argentina, 119min, 1989
Direção: Luis Puenzo
Harriet é uma solteirona estadunidense, Bierce é um famoso jornalista e Arroyo é um revolucionário. As vidas destes três personagens inexplicavelmente se entrelaçam durante a Revolução Mexicana.
Cine Cultura Liberty Mall Sala 4: Dia 07, 14h30 – Dia 09, 18h40 – Dia 10, 21h – Dia 13, 16h30
A PESTE
Ficção, Drama, Digital, Argentina, 148min, 1992
Direção: Luis Puenzo
Uma epidemia de peste assola a cidade de Oran e os cidadãos reagem de maneiras diferentes. Um médico e uma repórter têm de manejar conjuntamente a doença e o governo.
Cine Cultura Liberty Mall Sala 4: Dia 07, 21h – Dia 09, 21h – Dia 12, 20h30
ALGUNS QUE VIVERAM
Documentário, Digital, Argentina, 56min, 1995
Direção: Luis Puenzo
Capítulo da minissérie Broken Silence produzida por Steven Spielberg. No seu episodio, Puenzo examina as relações entre o nazismo e os períodos mais sombrios da historia argentina.
Cine Cultura Liberty Mall Sala 4: Dia 08, 16h30 – Dia 11, 18h30 – Dia 12, 19h – Dia 14, 10h30 (sessão seguida de debate com Luis Puenzo) – Dia 15, 16h40
A PROSTITUTA E A BALEIA
Ficção, Drama, Digital, Argentina, 120min, 2004
Direção: Luis Puenzo
Vera, uma escritora em crise, se muda para a Argentina para escrever as epígrafes do livro de um fotógrafo argentino morto na Guerra Civil Espanhola.
Cine Cultura Liberty Mall Sala 4: Dia 08, 20h30 – Dia 09, 16h30 – Dia 10, 18h30
MUNDO ANIMADO
KIKORIKI - A TURMA INVENCÍVEL
Animação, Digital, 90min, Rússia, 2011
Direção: Denis Chernov
Muita gente acha que tudo o que aparece na TV é real. Foi justamente isso que aconteceu com Krash e Chico quando eles encontraram uma velha TV em uma caverna. Pensando que a Terra estava em perigo, eles partem numa expedição de salvamento que terá consequências inesperadas.
Cine Brasília: Dia 07, 11h – Dia 08, 11h – Dia 09, 09h30 e 14h30 – Dia 10, 09h30 e 14h30 – Dia 11, 09h30 e 14h30 – Dia 12, 09h30 e 14h30 – Dia 13, 09h30 e 14h30 – Dia 14, 11h – Dia 15, 11h
SESSÕES DE GALA
DHEEPAN – O REFÚGIO
Ficção, Drama, Digital, 109min, França, 2015
Direção: Jacques Audiard
O ex-soldado Dheepan, a jovem Yalini e a pequena Illayaal se fazem passar por uma família para escapar da guerra civil no Sri Lanka e viver em um projeto habitacional nos arredores de Paris.
Cine Brasília: Dia 12, 21h
Cine Cultura Liberty Mall Sala 3: Dia 14, 18h – Dia 15, 20h
SABOR DA VIDA
Ficção, Drama, Digital, 113min, Japão/França/Alemanha, 2015
Direção: Naomi Kawase
Sentaro dirige uma pequena padaria e vê seus negócios florescerem quando a senhora Tokue começa a ajudá-lo na cozinha. Com o tempo, a relação entre eles alcança lugares mais profundos do que segredos culinários.
Cine Brasília: Dia 13, 21h
Cine Cultura Liberty Mall Sala 3: Dia 14, 20h – Dia 15, 18h