Administrado por:

 


 

 

Shopping usa câmeras com contagem de pessoas e reconhecimento facial para orientar ações de Marketing

02/03/2017



Um shopping center na Finlândia entrou para a vanguarda do Varejo mundial depois de adotar tecnologias que registram a chegada e saída de pessoas em todas as entradas e analisam o gênero, idade aproximada e até expressões faciais de quem circula pelos corredores.

Com mais de um milhão de visitantes por ano e 40 pontos comerciais, o shopping Rajalla På Gränsen recorreu a uma combinação de câmeras da fabricante sueca Axis Communications com software da Cognimatics para contagem de pessoas, e da Valfi para análise demográfica. A solução de estatísticas gera métricas contínuas sobre o fluxo de pessoas e o perfil de clientes para realizar companhas de marketing mais efetivas e personalizadas, além de melhorar o serviço ao consumidor.

“Ganhamos novas oportunidades para criar campanhas publicitárias mais eficazes, que chegam melhor ao nosso público-alvo. Agora podemos criar ofertas sob medida, enquanto os varejistas podem otimizar suas instalações e a escala de funcionários dependendo do fluxo de pessoas”, explica Jukka Korpimäki, diretor do shopping.

Com a nova solução, os varejistas também podem analisar sua taxa de conversão, que mede a proporção de visitantes que realizam uma compra, o que ajuda a melhorar a rentabilidade das marcas. Segundo o diretor do shopping, uma loja que adote a solução pode aumentar seu lucro em até 30%.

Do ponto de vista tecnológico, todo o processamento de informações ocorre dentro da câmera inteligente, que funciona como um sensor. Feito o processamento, as câmeras geram metadados sobre quantidade de pessoas, gênero, idade e expressões faciais dos clientes. Esses metadados ficam disponíveis na nuvem em formato de relatórios que são compartilhados com as 40 lojas, sem armazenamento.

“Soluções de contagem de pessoas e análise demográfica no Varejo são uma tendência porque permitem uma compreensão melhor sobre o público, a taxa de conversão e a efetividade de campanhas”, explica Andrei Junqueira, gerente de Novos Negócios da Axis. “Em 2016, a Axis comprou o fabricante Cognimatics, que tem 10 anos de experiência em analíticos para o Varejo, o que nos permite oferecer uma combinação das melhores câmeras com um software preciso”, acrescenta.

Antes, o shopping utilizava um sistema que só calculava o número de clientes e que não era muito confiável. Uma pessoa com muitas sacolas ou com um carrinho de compras podia ser contada como muitas. Por outro lado, se muitas pessoas entrassem ao mesmo tempo, era comum serem contadas como uma só.



Original: http://www.brasiliaweb.com.br/integra.asp?id=45369&canal=2&s=6&ss=0