Administrado por:

 


 

 

Conselhos regionais de cultura fazem primeiro encontro após reestruturação

03/04/2017

Solenidade ocorreu neste domingo (3), com presença do governador Rodrigo Rollemberg, que nomeou 121 novos conselheiros, como Ana Carolina Peres, de Vicente Pires

O Museu Nacional recebeu, neste domingo (2), o Encontro dos Conselhos Regionais de Cultura do Distrito Federal, o primeiro desde que esses órgãos foram restruturados, em 2016. No evento, o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, fez a nomeação simbólica de 121 novos conselheiros.

“Nós temos uma sociedade preconceituosa, violenta, com muitas diferenças sociais. Tenho a convicção de que a cultura é um dos instrumentos mais eficientes para mudar paradigmas, criar novos valores e conceitos, e construir uma sociedade mais justa”, pronunciou-se o governador na cerimônia.

Em 4 de junho do ano passado, tiveram início as eleições dos conselheiros regionais de cultura para reestruturar os conselhos. Antes, haviam sete grupos estabelecidos, e agora todas as 31 regiões administrativas passam a ter o colegiado. Além disso, oito comitês macrorregionais foram criados para facilitar a gestão.

Também participou da cerimônia o secretário de Cultura, Guilherme Reis. “Nos últimos dois dias, eu fiz encontros com os conselheiros. Já pude sentir a diferença que esse contato com as comunidades fará na gestão”, observou. Segundo ele, a intenção dos conselhos é dar uma noção de como é a realidade das regiões administrativas.

Cada um deverá ter dez membros titulares, com oito da sociedade civil, mais o administrador regional e o gerente de cultura da administração. Um dos representantes da sociedade civil deve ser líder de comunidade.

No evento, foi feita a nomeação simbólica dos conselheiros de 11 regiões administrativas. Para representar os 121 (dez titulares e um suplente para cada conselho), um membro por região recebeu a nomeação das mãos do governador.

Ana Carolina Peres, de 35 anos, presidente do conselho de Vicente Pires, foi a primeira. “Eu venho de movimentos culturais há muitos anos, e essa função é uma oportunidade de levar demandas minhas e de outros. Discutiremos políticas públicas na comunidade, com quem realmente faz cultura”, disse ela.

Com os nomeados de hoje, são 240 conselheiros eleitos até o momento. De acordo com a Secretaria de Cultura, faltam seis regiões administrativas elegerem os membros. A previsão é que todos os conselhos estejam formados até maio.

Batalha do Museu
Terminada a solenidade, o governador e o secretário Reis visitaram a Batalha do Museu, uma disputa de improviso de rimas por cantores de rap do DF, que ocorre todo domingo, desde 2012, a partir das 16 horas, no vão abaixo da Biblioteca Nacional.

Edição: Vannildo Mendes 

Fonte: Vinicius Brandão - Agência Brasília

Original: http://www.brasiliaweb.com.br/integra.asp?id=45491&canal=2&s=1&ss=1