Administrado por:

 



Livre

Local: Cine Brasília
Endereço: EQS 106/107 – Asa Sul - Brasília
Telefone do Local: 61-3244-1660
Data: 22/04/2017
Ponto(s) de Venda(s):
Entrada franca
Valor dos Ingressos:
Entrada franca


 

 

Estreia FLOR DO MOINHO

08/04/2017

Documentário brasiliense feito com financiamento coletivo estreia em festival internacional no Cine Brasília.

Florentina Pereira dos Santos ou simplesmente Dona Flor. Ela teve 18 filhos e adotou outros 28. Realizou o parto de 310 crianças. Além de parteira e raizeira, já foi também garimpeira, tropeira, quitandeira, tecelã e agente de saúde. Agora, sua história será contada no documentário Flor do Moinho, que estreia dia 22 de abril, às 18h, no Cine Brasília, com entrada franca. A exibição é parte da programação do Lobo Fest: Festival Internacional de Curtíssimos. A sessão será seguida de debate com a diretora Érika Bauer.

O filme foi idealizado e realizado por duas moradoras de Brasília. A ideia de levar para os cinemas a história de Dona Flor surgiu em 2010, após a cineasta Érika Bauer, diretora do documentário, e a produtora Flor do Santos visitarem o Povoado do Moinho, próximo a Alto Paraíso, na Chapada dos Veadeiros, em Goiás. Elas, que inicialmente pretendiam documentar diversas raizeiras pelo Brasil, se encantaram com Dona Flor e com as pessoas que ali viviam. Voltaram convictas de que naquele povoado estava toda a história que procuravam para contar. Assim, surgiu o documentário Flor do Moinho.

Diante das dificuldades para encontrar um meio de bancar a produção, procuraram editais para executar o projeto e buscaram orientações e apoios de amigos. Cogitaram até mesmo levar para as TVs. Mas o lugar de Dona Flor era nas telonas e, em março de 2015, depois de firmar parceria com uma produtora de vídeo, lançaram uma campanha de financiamento coletivo na plataforma Catarse com a pretensão de arrecadar R$ 50 mil.

Admiradores, gente que se encantou com a história, amigos da produção, mães que tiveram os partos realizados por Dona Flor e os filhos dessas mulheres surgiram de todas as partes do país e do exterior e logo depois do primeiro mês a meta foi alcançada. No entanto, as contribuições não paravam de chegar. A campanha terminou com R$ 85.165,00, ou seja, 70% a mais do que a expectativa inicial.

Publicado na página do documentário no facebook, o trailer do filme já foi visto por mais de 500 mil pessoas. A primeira exibição de Flor do Moinho aconteceu para os próprios moradores do Moinho e para Dona Flor, na quadra de esportes do povoado. A sessão no Cine Brasília será a estreia para o grande público.

Debate – Após a sessão, a diretora de Flor do Moinho, Érika Bauer, participará de um debate com o público onde falará sobre a experiência de filmar com uma personagem tão emblemática. A entrada é franca.

Sobre a Diretora

Érika Bauer é cineasta mineira de Belo Horizonte. É professora de Audiovisual do Curso de Comunicação da Universidade de Brasília. Graduada em Cinema e Televisão pela Escola Superior de Cinema e Televisão de Munique, em 1994. De volta ao Brasil, dirigiu vários vídeos e curtas, dentre eles “Bom Dia, Senhoras” (1998). Em 2006, estreou em longa com o documentário “Dom Hélder Câmara – O Santo Rebelde”, em que refaz a trajetória do religioso que marcou para sempre a história do Brasil, recebendo vários prêmios, incluindo Melhor Roteiro e Melhor Edição no Cine Ceará. Em 2006, lança o longa “E a Terra se Fez Verbo”, que registra a luta e resistência da comunidade da região da Prelazia de São Félix do Araguaia, no Mato Grosso, e seu principal personagem, Dom Pedro Casaldáliga.

Flor do Moinho – Documentário

Sinopse

Documentário que dá protagonismo a Dona Flor (Florentina Pereira dos Santos), raizeira e parteira que vive no Povoado do Moinho, próximo a Alto Paraíso, na Chapada dos Veadeiros, Goiás, constituído de entrevistas com a personagem, seus familiares e moradores da comunidade, e de imagens do local, situado em um vale maravilhoso com sua natureza quase intocada. Dona Flor exemplifica a mulher sábia do interior do Brasil, matriz e fonte de uma riqueza sociocultural que não se pode perder, cuja experiência no manuseio das plantas e na execução de partos tornaram-na uma referência no Brasil central.

Ficha Técnica

Produção Executiva: Flor dos Santos, Luz & Filmes e Decifra TV WEB
Direção: Érika Bauer
Direção de Produção: Cidinha Matos e Flavia Soledade
Argumento: Flor dos Santos
Pesquisa: Flor dos Santos e Fernanda Sarkis
Roteiro: Érika Bauer
Direção de Fotografia: Billa Franzoni
Câmera Adicional: Ivone Lopes
Som Direto: Nazareno Freitas
Drone: Cecéu e Alexandre Comar
Edição: Isabelle de Oliveira Araújo
Finalização: Paulo Freitas
Colorista: Luiz Vieira “Grillo”
Sound Designer/Mixagem Final: Claiton Magrini
Apoio: Fabrika Filmes
Elenco

Dona Flor, seus familiares e moradores do Povoado do Moinho.

Página:

www.facebook.com/Flor-do-Moinho-1595437674033548/

Duração - 52 minutos
Ano de Produção - 2016

Este filme se tornou possível graças ao trabalho voluntário de algumas pessoas da equipe, a recursos da produtora e a recursos via financiamento coletivo.

Estreia FLOR DO MOINHO

Data: 22/04, às 18h. Sessão seguida de debate.
Local: Cine Brasília
EQS 106/107 - Asa Sul - Brasília, DF, 70345-400
Tel.: (61) 3244-1660

Fonte: Ulisses de Freitas e Rosane Amaral - Panorama Assessoria

Original: http://www.brasiliaweb.com.br/integra.asp?id=45536&canal=14&s=86&ss=0