Administrado por:

 


 

 

Projeto DCA II nas Escolas

25/04/2017

O Projeto DCA II nas Escolas promove trabalho preventivo entre estudantes adolescentes.

Prevenir a violência e a delinquência, bem como colaborar para a construção da cidadania. É com essa proposta que a Polícia Civil do DF, por meio da Delegacia Especializada da Criança e do Adolescente II, desenvolve o projeto “DCA II nas escolas”. Iniciado em 2016, o projeto tem levado para as escolas do Distrito Federal debates sobre temáticas que são comuns nos atendimentos daquela unidade policial: uso e tráfico de drogas, bullying, atos infracionais praticados por adolescentes, pedofilia pela internet, entre outros.

O delegado-chefe da DCA II, Amado Pereira, explica que o mote final do projeto é reduzir os índices de criminalidade registrados na delegacia. “Esse trabalho preventivo busca orientar os jovens quanto à sua responsabilização quando do cometimento de crimes, em especial a partir dos 12 anos. Ele representa a essência da filosofia de Polícia Comunitária, que vem sendo desenvolvida pela PCDF”, declarou.

Inicialmente realizado nas escolas públicas, o projeto agora passou a ser convidado também por colégios particulares. Em algumas unidades, os delegados e agentes já deram palestras mais de uma vez. Em pouco mais de um ano, foram mais de 15 escolas visitadas, sendo a maioria em Ceilândia e também Taguatinga. Além das apresentações, os colégios também agendam visitas à DCA II, onde os jovens podem ter contato com o funcionamento da delegacia e os trâmites acerca da prisão de infratores.

Orientando os pais

E não apenas os adolescentes são qualificados. Amado Pereira esclareceu que as escolas têm solicitado que hajam palestras também voltadas para os pais. “Também é importante esse trabalho com a família. É difícil para um pai abordar seu filho e falar sobre drogas, sexo na adolescência. Então, nas palestras, orientamos sobre a melhor forma de tratar dos temas, sem, no entanto, acuar o jovem com a conversa”, revelou.

Serviço: Projeto DCA II nas Escolas
Contato: 3207-5237

Fonte: Divisão de Comunicação da Polícia Civil do Distrito Federal

Original: http://www.brasiliaweb.com.br/integra.asp?id=45586&canal=2&s=1&ss=2