Administrado por:

 



Não indicado para menores de 18 anos

Local: Teatro Mapati
Endereço: SHCGN 707 norte - Bloco K nº 05 - Rua do Ceub - Brasília
Telefone do Local: ---
Data: de 17/06/2017 a 18/06/2017
Ponto(s) de Venda(s):
No local
Valor dos Ingressos:
ENTRADA: R$ 50,00
PROMOÇÃO CASAL: 70,00


 

 

Espetáculo Vinícius

16/06/2017

Neste fim de semana tem Vinicius no Teatro Mapati. Espetáculo coloca espectador na casa do Poetinha e, para que ele fique à vontade, dá direito a whisky na faixa.

Que tal percorrer cenários que remetem à casa de Vinicius, embalado pelos sons do Poetinha, enquanto suas histórias são contadas? É o que propõe a Cia. Infiltrados em "Vinicius", em cartaz neste fim de semana (dias 17 e 18), no Teatro Mapati (707 Norte). Como uma colcha de retalhos, o espetáculo é encenado por meio de relatos de amigos e familiares, poesias e músicas alinhados pela história da bossa nova, ritmo que eternizou uma época. E o percurso é pelos diversos cômodos da casa onde está instalado o Mapati. Os artistas apresentam os amores, os amigos e a obra do poeta que se aproximou do samba, do diplomata que fazia canções.

O roteiro é baseado nos relatos documentados na obra cinematográfica de Miguel Faria Jr. – Vinicius. Assim, as histórias dos amigos do poeta são reproduzidas nas vozes dos atores, que convidam todos os presentes a se sentirem também amigos dele. Ou seja, o público é envolvido e entra em cena com os atores, é convidado a compartilhar seus conhecimentos sobre o poetinha e tem a chance de pôr sua marca nessa obra.

Como diz Ferreira Gullar, “Vinicius ajudou o povo brasileiro a ser feliz”. A partir dessa imersão, o grupo se dispõe a aprofundar o estudo sobre sua influência no cotidiano do brasileiro, realizando debates ao longo das temporadas com músicos e estudiosos da música, da literatura e da dramaturgia tupiniquim.

Outra necessidade é tirar a Bossa Nova de um espaço elitista e trazê-la de volta à admiração do grande público. A intenção é levá-la a novos espaços para ganhar nova vida diante de uma valorização e atualização da obra de um de seus grandes protagonistas. Defender a popularização da Bossa Nova é defender a cultura brasileira, não vendo os aspectos da globalização cultural como algo negativo, mas lançando luz aos aspectos da nossa identidade que podem servir como moeda de troca nessa grande rede que se tornou as relações humanas para além de contextos nacionais.

Infiltrados

Com a coordenação e direção de Abaetê Queiroz e co-direção de Juliana Drummond, a Companhia Infiltrados - Teatro de Ocupação - surgiu em Brasília no ano de 2015 e tem como foco a ocupação de espaços utilizando a linguagem teatral. O grupo embarca em pesquisas e remonta cenários capazes de situar o espectador no contexto de seus espetáculos.

O grupo embarcou na pesquisa e criação de um cenário que remonta a época do poeta Vinicius de Moraes, regada à boemia, música, poesia, tristezas e felicidades; tendo como resultado o espetáculo Vinicius. Com o desejo de reviver o que foi criado, o projeto foi retomado no ano seguinte, em quatro temporadas e com grande aceitação do público, elencando atores profissionais e amadores. Hoje, o que se pretende é tornar possível a continuação e expansão dos limites do projeto. Essa extensão representa para o grupo a possibilidade de sair do espaço em que ele nasceu para tomar outros lugares, como espaços abandonados, embaixadas e casas que estejam disponíveis para a imersão na arte. Além disso, levar os ideais de Vinicius para um público cada vez maior também está na visão dos integrantes do elenco.

FICHA TÉCNICA

Concepção, Roteiro: Abaetê Queiroz
Direção: Abaetê Queiroz e Juliana Drummond
Direção Musical: Edu Moraes
Identidade Visual: Ana Carolina Lopes
Fotografia: Lívia Bennet, Erick Moreno, Alysson José da Silva, Sartoryi
Elenco: Abaetê Queiroz, Amanda Coelho, Bárbara Franco, Cris Mendes, Eric Naves, Juliana Drummond, Kayla Cristina, Lara Patty, Luciana Lobato, Maíra Kirovsky, Nina Sá e Tathyana Lopes.
Produtora: Luciana Lobato
Músicos convidados: Edu Moraes e Wander Britto

ESPETÁCULO VINICIUS

LOCAL: Teatro Mapati
(SHCGN 707, Bloco”K”, casa 05 – Asa Norte)
DIAS: 17 e 18 de junho (sábado e domingo)
HORÁRIO: 20h
DURAÇÃO: 80 minutos

Será oferecido whisky à vontade durante a apresentação.

Fonte: Morillo Carvalho - Teatro Mapati
Fotos: Lívia Bennet, Erick Moreno, Alysson José da Silva, Sartoryi


Original: http://www.brasiliaweb.com.br/integra.asp?id=45836&canal=14&s=82&ss=0