Administrado por:

 


Pediatra, Dr. Ricardo Silva Filho, recomenda filtro solar para crianças de acordo com a idade
05/01/2018

Segundo alguns estudos, os episódios de queimadura solar, especificamente na infância representam um fator de risco importante para o câncer de pele.

O verão chegou e com ele os cuidados com a saúde, principalmente com a pele das crianças, devem ser redobrados. Assim, algumas medidas tornam-se muito importantes, tais como: evitar exposição solar especialmente entre as 10 e 15 horas ou entre 11 e 16 horas (horário de verão); usar roupas e bonés adequados; proteger-se também nos dias nublados; usar filtros solares com Fator de Proteção Solar 30 ou maior.

Porém, é necessário estar atento que quanto maior o FPS, maior a quantidade de substâncias químicas utilizadas e maior o risco de reações alérgicas. De acordo com o Dr. Ricardo Silva Filho, em caso de alergia, é imprescindível procurar ajuda médica o mais rápido possível, é importante que os pais e responsáveis fiquem alerta em relação às alterações que acontecem na pele das crianças.

RECOMENDAÇÕES PARA O USO DO FILTRO SOLAR CONFORME A IDADE:

*Bebês até os 6 meses: não é recomendado exposição solar prolongada. Na criança, se considera que 15 minutos três vezes por semana são suficientes (sem o uso do filtro solar) para manter níveis adequados de vitamina D. Não há a menor necessidade de uma criança tão pequena ser exposta a uma radiação tão intensa que implique na obrigatoriedade do uso do produto.

*Dos 6 meses aos 2 anos: a recomendação é utilizar somente filtros 100% físicos (a base de óxido de zinco e dióxido de titânio - filtro “baby” ou “mineral”).

*A partir dos 2 anos o recomendado é o uso de filtro solar infantil que são, em geral, uma mistura de filtros químicos (UVA e/ou UVB) e físicos.

Deve-se aplicar o protetor solar 15 minutos antes da exposição e 30 minutos antes da imersão em água; prefira realizar a primeira aplicação em casa, antes de vestir a roupa; procure aplicar com calma e atenção para não esquecer nenhuma área do corpo.

O protetor solar deve ser reaplicado a cada duas horas ou após longas imersões na água.

Leandro Castro - Assessor de Comunicação - Numee

Original: http://www.brasiliaweb.com.br/integra.asp?id=46283&canal=2&s=96&ss=0