Administrado por:

 


 

 

No Dia do Farmacêutico, especialista alerta sobre automedicação

15/01/2018

Esta prática pode causar problemas de saúde, como reações alérgicas, intoxicações e mesmo dependência química.

É muito comum ter uma mini farmácia no armário de casa, com remédios para febre, dor de cabeça, gripe, entre outros, ou então, ao sentir qualquer sintoma as pessoas vão correndo se consultar com o Dr. Google. O que muita gente não sabe é que o simples ato de tomar alguma medicação sem recomendação médica pode ser mais prejudicial à saúde do que se imagina. O uso inadequado de medicamentos pode causar até mesmo a morte.

De acordo com a segunda edição de uma pesquisa do Instituto de Ciência Tecnologia e Qualidade (ICTQ) sobre o assunto no Brasil, 72% da população toma remédio por conta própria e 40% faz autodiagnóstico usando informações encontradas na internet .

“O difícil acesso a consultas e a falta de profissionais no serviço público fazem com que as pessoas recorram às informações disponibilizadas na internet ou indicação de algum conhecido. Um dos maiores riscos de se automedicar é mascarar alguma doença mais séria, levando até a morte”, alerta Thatiane Caldas, farmacêutica clínica do Hospital Anchieta.

Controle de antimicrobianos

Desde 2010, a venda de antibióticos é feita com a retenção, pela farmácia, de uma via da receita médica. A decisão de controlar as vendas tem o objetivo de tornar mais rigoroso o acesso ao medicamento. O uso irracional desse tipo de medicação tem contribuído para a resistência microbiana. As bactérias apresentam uma enorme capacidade de adaptação ao meio ambiente, tornando-se resistentes a determinado antibiótico de várias formas.

“O uso de antibióticos estava indiscriminado. Ao sinal de qualquer dor de garganta ou sintomas de uma gripe, por exemplo, o paciente já ia à farmácia adquirir uma medicação sem prescrição. Os antibióticos são medicamentos capazes de matar ou inibir o crescimento de bactérias. Eles devem ser usados apenas no tratamento de infecções bacterianas, a sua eficácia está relacionada ao agente causador. Nem todos os antibióticos são adequados para uma mesma infecção”, explica a farmacêutica.

Dia do Farmacêutico

No dia 20 de janeiro comemora-se o Dia do Farmacêutico, profissional da saúde que trabalha para fornecer qualidade de vida a toda população. A data foi criada com o objetivo de valorizar a profissão que a cada ano ganha mais espaço no mercado.

Fonte: Ana Paula Silva - Imprensa Anchieta

Original: http://www.brasiliaweb.com.br/integra.asp?id=46305&canal=2&s=96&ss=0