Administrado por:

 


 

 

Política e inclusão

09/03/2018

Em 2018, o cenário político tende a ter mais pluralidade, representatividade popular e igualdade de direitos.

É mineira, mas reside em Brasília há 14 anos. É conselheira de notório saber no Conselho da Mulher do Distrito Federal (a primeira mulher trans a ocupar essa cadeira), assessora da coordenação de Diversidade do Governo de Brasília, poetisa e escritora, palestrante de Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade, representando a RedeTrans no DF, atuante contra toda forma de preconceito e violência ao ser humano, em especial às pessoas desassistidas e vulnerabilizadas por alguma forma de preconceito. Esta é Paula Benett, a primeira mulher trans pré-candidata a Câmara Federal no DF.

Colocar um fim na marginalização imposta à comunidade LGBTI, mulheres, pessoas em situação de rua, idosos, negros, indígenas, quilombolas, soropositivas e pessoas com deficiência é prioridade para essa Assistente Social, de formação, que pretende dar voz e vez aos grupos vulnerabilizados pela sociedade junto ao cenário político nacional. “É fundamental esclarecer à população que, antes de gênero, situação social, condição financeira, estudos, que todas as pessoas são iguais perante à lei e por isso devemos nos unir por um país mais justo e igualitário”, define a pré-candidata.

Paula defende a quebra de antigos paradigmas e conceitos: “Ninguém nasce preconceituoso. Isso é passado de geração para geração. Está na hora de respeitarmos uns aos outros do jeito que somos. O que falta é esclarecimento e compreensão”, justifica a conselheira.

Histórico

Paula Benett foi eleita, segundo o Guia Gay Brasília, a personalidade mais influente ligada às questões de diversidade no DF. Ganhou comendas importantes, como o Troféu Solidariedade, da ONG Amigos da Vida; e o Prêmio Orgulho LGBT 2017 – Grupo Jovens Unidos por Direitos Humanos.

Benett será a primeira pré-candidata trans em 70 anos de história do PSB. Mas o caminho até a Câmara dos Deputados será um desafio a todos os candidatos, uma vez que o coeficiente eleitoral previsto para este ano será de 90 mil votos para conseguir se eleger. Mas uma coisa é certa: Paula está fazendo história! 

Fonte: Renata Pantoja - Jornalista/Publicitária
Foto: Divulgação


Original: http://www.brasiliaweb.com.br/integra.asp?id=46390&canal=2&s=1&ss=2