Administrado por:

 


Espetáculo O Segredo
30/03/2018

Contando com fomento do Fundo de Apoio à Cultura, a Cia Burlesca tem realizado desde o dia 19 de março o Projeto Estação Dulcina que oferece gratuitamente o espetáculo “O Segredo” associado à atividade pedagógica para estudantes de ensino médio da rede pública de oito regiões adminitrastivas do DF, no Teatro Dulcina de Moraes.

O projeto tem como objetivo principal a formação de plateia, por meio do encontro entre estudantes e o teatro, ao mesmo tempo que serve de entretenimento e um exercício de cidadania, amplia o repertório cultural do público e estimula para o consumo de cultura. Entede-se que ir ao teatro não pode ser um fato isolado para a conquista de um público, por isso o projeto será desenvolvido em três momentos: acolhimento, apresentação teatral e atividade pedagógica.

O espetáculo apresentado se chama “O Segredo”, montado e estreado em 2015, pela Cia Burlesca, também com recursos do FAC. "O Segredo" trata da forma como as pessoas se relacionam com os meios de comunicação existentes, seja a mídia impressa, televisiva, internética etc. É uma livre adaptação do conto O Segredo do Bonzo do escritor brasileiro Machado de Assis, originalmente publicado na Gazeta de Notícias no ano de 1882 e, posteriormente integrado ao livro Papéis Avulsos. Dois portugueses, Fernão Mendes Pinto e Diogo Meireles, estão numa cidade peculiar, e junto com o nativo Titané vão descobrir e praticar a "doutrina pomadista" a qual determina que o que importa é a opinião e não a realidade.

Após o espetáculo, os estudantes serão divididos em grupos que a partir de dinâmicas sob a mediação de arte-educadores, irão discutir e refletir sobre os temas abordados no espetáculo, as opções estéticas escolhidas pelo grupo e o fazer artístico como ferramenta revolucionária e instrumento de mudança social e política. Um dos pontos a serem discutidos com os estudantes é o Teatro Épico, escolha do grupo para montagem do espetáculo, que faz parte da matriz de avaliação do PAS, Programa de Avaliação Seriada da UnB.

A Cia Burlesca sempre traz em seu repertório espetáculos que questionam e provocam a reflexão para desmascarar a realidade, problematizar estereótipos, preconceitos, a manipulação da informação e as disputas de poder. Tendo como fonte de inspiração a luta de classes, a Cia procura, por meio de linguagem popular, colocar em pauta temas que promovam a ascensão da classe trabalhadora e uma cultura política mais humana e igualitária.

Mais fotos: https://goo.gl/xuYVPy

Serviço

De 19 de março a 26 de abril de 2018
Segundas, quartas e quintas das 14h às 17h
Teatro Dulcina de Moraes (SCS, Ed. FBT - Asa Sul)
Entrada gratuita (atividade pedagógica reservada às escolas públicas)
Classificação livre
Duração: 50 minutos

Informações: 61 99902-5815

Ficha Técnica

Direção: Mafá Nogueira
Elenco: Julie Wetzel, Lyvian Sena, Pedro Caroca e Pedro Henrick
Músicas: Jonathan Silva
Produção e Realização: Cia Burlesca
Assistência de Produção: Fábio Jorge e Marcelo Vinicius
Arte-educadores: Rafael Litvin Villas Bôas, Pedro da Silva, Pilar Acosta e Tobias Pereira
Arte Gráfica: Jana Ferreira
Fotografia: Matheus Alves
Iluminação: Jullya Graciela
Assessoria de Imprensa: V4 Cultural

Foto: Matheus Alves

Original: http://www.brasiliaweb.com.br/integra.asp?id=46395&canal=14&s=82&ss=0