Administrado por:

 


 

 

3ª edição do Projeto Por ELAS

05/04/2019

Evento produzido e protagonizado por mulheres movimentou a Orla do Lago de Cidade Ocidental.

No último sábado foi o encerramento da 3ª edição Por ELAS, na Orla do Lago da Cidade Ocidental, região metropolitana do DF. Mais de 3 mil pessoas aproveitaram a tarde de lazer e cultura promovida pelo Coletivo Nós por Nós – ONG que realiza projetos sociais e culturais no município. O evento foi feito por cerca de 30 voluntárias, que foram responsáveis desde a pré-produção até a cobertura e comunicação. Mulheres que atuam em diversas áreas profissionais, moradoras da cidade e entorno.

Quem passou pelo Lago Jacob, um dos cartões postais da Cidade Ocidental, ficou impressionado com o tamanho e a organização do evento, que reuniu uma praça de alimentação bem diversificada, com lanches tradicionais da cidade e food trucks famosos no DF, como o Geléia Burguers. As mulheres que atuam como pequenas empreendedoras também tiveram espaço garantido na Feira Empreende Mulher, que contou com brechós, pequenos jardins ornamentais, produtos de beleza e até massoterapia.

A criançada também se sentiu contemplada pelo Por ELAS. Teve pula-pula, pintura de rosto, oficina de pulseiras e brincadeiras a tarde inteira. As mamães e os papais puderam aproveitar o evento com tranquilidade sabendo que tinha um espaço ali todo pensado para os seus pequenos.

Uma outra atividade que chamou atenção foi a oficina de grafite. Uma estrutura em formato de cubo com lonas foi montada no meio do espaço e a arte urbana coloria o evento, enquanto muita música boa rolava no palco. A oficina foi realizada pelo coletivo Risofloras, parceiras do Nós por Nós na execução dessa ação.

E para animar ainda mais a galera teve shows com Brunella Reis, Soany e Nega Thay e Realleza, e apresentações do Jump Show e Unidos pela Dança. Foi um final de tarde/noite de fato memorável para a Cidade Ocidental.

O Por ELAS contou com o apoio do LECRIA - Laboratório de Empreendimentos Criativos, da RUAS - Rede Urbana de Ações Socioculturais, do Jovem de Expressão, do Instituto Caixa Seguradoras, da Prefeitura Municipal de Cidade Ocidental e de uma série de outros apoiadores e incentivadores, entre comerciantes locais e outros, para viabilização do projeto.

Coletivo Nós por Nós

O Coletivo Nós por Nós é um grupo de mulheres da Cidade Ocidental/GO que se uniu para realizar ações de impacto social no território, com foco no empoderamento, no autocuidado feminino e na prevenção e no combate à violência de gênero. São mulheres com ideias e ideais diversos, que juntas formam uma rede de troca de experiências e conhecimento.

Desde a sua criação, já foram realizadas diversas ações com o objetivo de estimular o empoderamento feminino através da capacitação profissional e da valorização da autoestima, como por exemplo: oficinas de Bolo no Pote e de Automaquiagem e curso de Corte e Costura. Além de oficinas, o Nós por Nós também realiza projetos voltados para o autocuidado, empoderamento e afetividade, como o (Re)Ame-Se, que é um clico de rodas de conversa para mulheres gordas - projeto que trata do autocuidado e da gordofobia, dentre outros temas. O formato de conversas por meio de rodas foi o primeiro e ainda é o preferido por estimular a proximidade e o fortalecimento de laços. Além disso, a realização de eventos culturais também é uma das frentes de atuação do coletivo.

O Nós por Nós se organiza da seguinte forma: coordenação-geral, coordenação de comunicação e de projetos e um grupo de voluntárias que se somam às ações conforme sua disponibilidade e afinidade com cada projeto.

"Promover união, mobilização e empoderamento de mulheres em Cidade Ocidental/GO e região. Essa é a nossa meta!"

O Por ELAS

O Por ELAS foi criado como uma proposta de evento cultural inteiro idealizado por mulheres e com mulheres, para celebrar o Dia Internacional da Mulher (8 de março) dando visibilidade às mulheres que escrevem a história da Cidade Ocidental e fazem dela um lugar melhor.

Desde 2017, o Por ELAS é realizado anualmente pelo Coletivo Nós por Nós em parceria com outros coletivos e apoiadores da causa. É uma forma de encerrar o mês de março relembrando as lutas e vitórias das mulheres. Além do evento, durante o mês acontecem diversas atividades educativas na cidade, como debates nas escolas públicas e oficinas de capacitação para as mulheres.

Continuidade dos projetos

Recentemente o Coletivo Nós por Nós lançou uma campanha de financiamento coletivo para arrecadar recursos para a criação e manutenção de um espaço físico para a realização dos projetos do coletivo na Cidade Ocidental.

O Espaço Nós por Nós é um projeto que vem sendo pensado desde 2017, e será um espaço coletivo onde serão realizadas boa parte das ações do Nós por Nós, além de ser um ponto de apoio para outros coletivos e grupos da Cidade Ocidental que desejem realizar alguma atividade e que hoje não tem um local fixo para isso.

Ter um espaço físico colabora para que algumas ações se concentrem em um mesmo local e traz mais autonomia para o Coletivo (que hoje só realiza ações em espaços públicos abertos ou mediante autorizações de responsáveis - na maioria das vezes espaços da prefeitura municipal). Além disso, a atual conjuntura política e social impõe a necessidade de manter um local saudável e acolhedor para reuniões, grupos de estudo, rodas de conversa, atividades de autocuidado, entre outros, que exigem maior privacidade.

Para saber mais sobre o financiamento coletivo, metas, onde será aplicado o recurso arrecadado e os brindes que serão distribuídos aos doadores, acesse: https://benfeitoria.com/mulheresocidental. As contribuições são a partir de R$ 20,00.

Fonte: Thayene Oliveira
Foto: Divulgação


Original: http://www.brasiliaweb.com.br/integra.asp?id=46596&canal=2&s=14&ss=0