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Estudantes homenageiam Brasília com releitura criativa de obras arquitetônicas
17/04/2019

Iniciativa recorda 59º aniversário da capital federal, que será celebrado no próximo dia 21

Lançar um olhar criativo e infantil sobre os principais monumentos de Brasília, em comemoração aos seus 59 anos de história. A partir dessa proposta, mais de 20 crianças participaram, até esta quarta-feira (17), de uma série de atividades de educação artística com o objetivo de aprofundar os conhecimentos sobre a capital federal, cujo aniversário será celebrado no próximo dia 21 de abril. Catedral Metropolitana, Torre de TV e Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima foram algumas das construções retratadas pelos estudantes.


Desde o retorno das férias escolares, o projeto vem sendo construído com muita pesquisa e estímulo à imaginação. A iniciativa é do Colégio Marista João Paulo II e envolve os estudantes do nível 3 da Educação Infantil que, com o auxílio de professoras e coordenadoras, têm a oportunidade de aliar aprendizado à criatividade. "Nosso desafio é desenvolver o potencial criativo dos estudantes com atividades pedagógicas que revelem o tesouro escondido em cada um deles", explica a coordenadora pedagógica da Educação Infantil, Viviane Melise.


A inspiração surgiu a partir das experiências relatadas pela crianças na volta das férias: em sala de aula, elas compartilharam os lugares visitados e suas impressões sobre a cidade. "Eu percebi as várias possibilidades e olhares diferenciados durante as conversas. A partir daí, realizamos uma 'assembleia' com os assuntos mais destacados por eles e, ao final, a turma escolheu estudar sobre Brasília", conta a professora Ana Ayris.


Para conhecer mais sobre a história de Brasília, eles pesquisaram a origem do nome "candango", atribuído às pessoas que nasceram na capital. Durante as investigações, os pequenos também descobriram que na Praça dos Três Poderes, ponto turístico da cidade, tem uma obra do artista Bruno Giorgi que homenageia os candangos. Como resultado da atividade, a turma produziu uma releitura da obra usando papel marché.


As crianças também conheceram o primeiro desenho do mapa de Brasília e pesquisaram juntos o motivo da cidade ter o formato de um avião. Com o apoio da mesa de luz, elas fizeram um desenho de observação do mapa, trabalhando a criatividade e a autonomia. Isabela Pereira, estudante do Nível 3, da Educação Infantil, conta que viveu experiências incríveis durante as atividades. "O que eu mais gostei foi andar de metrô. Achei muito legal", comentou com alegria.


Pesquisando com a família - Durante os estudos sobre a história da cidade, os estudantes produziram cartazes sobre diversos pontos turísticos de Brasília com o objetivo de incentivar famílias e colaboradores que transitam pelo Colégio a visitarem os locais. A garotada também lançou mão de Ipads para calcular, por meio do aplicativo Google Earth, a distância do Colégio até os pontos turísticos mais visitados pelos moradores da cidade.


As famílias ajudaram a traçar o mapa estratégico do projeto e, na fase das apresentações em sala de aula, as crianças compartilharam com a turma as diversas curiosidades que pesquisaram junto com seus familiares. O resultado desse trabalho foi a produção de slides sobre a arquitetura da cidade, fotos e filmagens dos passeios feitos aos pontos turísticos além da reunião de revistas e livros com a biografia do presidente Juscelino Kubitschek.


De acordo com a coordenadora pedagógica da Educação Infantil, a participação da família foi fundamental para a construção do projeto. "Foi muito importante porque possibilitou um momento de interação entre escola e familiares", destacou.


Próximas atividades - Na próxima semana, os estudantes irão visitar os principais pontos turísticos da cidade, estudar sobre as árvores de Brasília e realizar uma releitura das obras do Daniel Toys, artista brasiliense que colore diversos cenários da cidade com a arte do grafite.

 

Fonte: Fernanda Matos

Original: http://www.brasiliaweb.com.br/integra.asp?id=46652&canal=2&s=1&ss=2