Administrado por:

 



Não indicado para menores de 16 anos

Local: Diversos (conferir release abaixo)
Endereço: - Brasília
Telefone do Local: ---
Data: de 14/06/2019 a 27/06/2019
Ponto(s) de Venda(s):
Diversos - Confira no release
Valor dos Ingressos:
Diversos - Confira no release


 

 

Espetáculo sobre, a fome, circula pelo DF

02/06/2019

Projeto usa o tema, Fome, como referência e estimula a criação autoral de grupos do DF. A Cia. VíÇeras é uma das companhias que fazem residência artística no Espaço Cultural Renato Russo.

Projetos autorais e processos criativos fazem parte da rotina de companhias, grupos e coletivos artísticos de todo o Brasil. Com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, a Cia. VíÇeras tem desenvolvido pesquisa intensa para a realização de seu novo projeto.

A Cia. VíÇeras é um coletivo artístico iniciado em 2010, nascido nas entranhas do Espaço Cultural Renato Russo, e tem como proposta trabalhar diferentes linguagens artísticas, como a dança, o audiovisual, as artes plásticas, o teatro e a performance, sempre em função da produção autoral de acordo com as diferentes formações e linhas de pesquisa de cada integrante. A cia. tem como carro-chefe a investigação e criação teatral autoral e colaborativa, agindo como uma rede de apoio artística, em que os integrantes colaboram para a realização e potencialização dos projetos uns dos outros, constituindo uma identidade caleidoscópica, rica e plural. Agora, em 2019, lança seu mais novo espetáculo: BOCA SECA!

Em nove anos de atividade, a Cia. VíÇeras surgiu como um Núcleo de Experimentação Cênica. Aos poucos, o conceito de criação colaborativa passou a fazer parte da filosofia do grupo, que já produziu os espetáculos "Claustro" (2010), "Um ensaio repetitivo e monótono" (2011), "Godô chegô!" (2011/2013), "Frangx Fritx" (2014/2015) e o mais recente "Isto também passará, antes que eu morra" (2018/ 2019). Agora, com o projeto BOCA SECA, a Cia. continuará a provocar, criar levar o teatro e suas multilinguagens adiante, mantendo forte a cena artística brasiliense. Como referência para a criação de partitura coreográfica e conceitual, o grupo faz uso de importantes obras da literatura nacional: A Fome (Rodolfo Teófilo, 1890); Vidas Secas (Graciliano Ramos, 1938), Homens e Caranguejos (Josué Castro, 1967) e A Hora da Estrela (Clarice Lispector, 1977). Esta voz nacional dialogará com o ícone da literatura mundial Franz Kafka, com o conto Um Artista da Fome (1922). O motivo da realização do projeto, além da insatisfação social e política, é a ampliação de pesquisa iniciada em 2017, da qual surgiu uma cena curta de quinze minutos selecionada por curadoria especializada para o Festival 1⁄4 de Cena, com excelente recepção do público, da crítica e dos curadores.

Durante a produção da obra, três estudantes de diferentes cursos universitários em artes (artes cênicas, artes visuais e música) passaram a trabalhar como assistentes técnicos da obra. Os estudantes contemplados tornaram-se colaboradores criativos e estão em diálogo com profissionais da área. Dessa forma, o projeto legitima o estímulo de inserção desses estudantes no mercado criativo local.

Para o diretor Roberto Dagô, "os projetos desenvolvidos com o Fundo de Apoio à Cultura tem sido elaborados cada vez com maior complexidade e criatividade em Brasília. É impressionante como esse investimento se desdobra em tantos benefícios para a cadeia produtiva e simbólica da cidade". Dagô ainda convida o público a conhecerem melhor a intensa rotina de trabalho e a beleza dos projetos desenvolvidos pelos artistas da cidade. "Assim como o nosso, os projetos estão articulando facetas de formação de plateia, capacitação de profissionais, programas educativos de parceria com instituições de ensino médio e básico, inserção profissional de jovens artistas, pesquisa de linguagem e difusão da arte produzida na cidade pelo país e pelo mundo." Para Dagô, a linguagem cênica produzida na Capital é cada vez mais reconhecida pela sua força vanguardista e sua identidade. "Meu intuito, desde que fundei a víÇeras com meus colegas, é de contribuir e aprofundar esse potencial de linguagem extraordinário das artes vivas do DF."

Estas são questões que desafiam os realizadores do espetáculo "Boca Seca" e que reforçam a importância de estimular, manter e fruir o trabalho de coletivos, cias e grupos de pesquisa da área artística. Além da troca de conhecimento e experiência, o projeto ainda gera renda e sustentabilidade, movimentando a cadeia produtiva das artes no DF.

BOCA SECA

Este projeto conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.

FICHA TÉCNICA

Realização: Cia VíÇeras
Diretor: Roberto Dagô
Intérprete-criadora: Déborah Alessandra
Assistente de Direção: Cristhian Cantarino
Colaboradoras Artísticas (Teatro e Dança): Alice Stefânia e Katiane Negrão

Assistentes Técnicos:
ARTES CÊNICAS Caê Villaça
ARTES VISUAIS: Pralads Dasa
MÚSICA: Henrique Ourofino

Coordenação Artística: Déborah Alessandra e Roberto Dagô
Coordenadora e gestora Executiva: Janaína Mello – Ninja Loka Produção
Assistente de Produção: Carol Barreiro – Ninja Loka Produção
Diretora de Arte: Luênia Guedes
Iluminador: Ramon Lima
Arte-educadora: Arlene von Sohsten
Assessoria de Imprensa: Josuel Junior
Mídias Sociais: Daniela Diniz
Desenhistas Gráficos: Roberto Dagô e Gabriel Guirá
Música e Sound Design: Matheus Avlis de Souza
Fotografia: Thaís Mallon
Cinegrafia: Cícero Fraga
Operação de luz: Ramon Lima
Operação de Som: Matheus Avlis de Souza
Audiodescrição: ABDV

Confira a agenda de apresentação do espetáculo:

Local: Espaço Cultural Renato Russo – Teatro Galpão
508 Sul
Dias 14, 15 e 16 de junho
Horário: Sexta e sábado às 20h e domingo, às 19h
Ingresso: R$10 (meia)

Local: Teatro SESC Garagem – 913 Sul
Dias 21, 22 e 23 de junho com roda de conversa ao final.
Hora: 20hs
Ingresso: R$5 (meia)
Obs.: dia 21 com Audiodescrição e roda de conversa ao final.

Local: Teatro SESC Paulo Autran – CNB 12
Dias 25 e 26 de junho
Hora: 15h
Público Alvo: Aberto a estudantes de ensino médio, da rede pública de Taguatinga
Entrada Gratuita
Dia 27 de junho
Hora: 20h Público Alvo: Aberto ao público em geral, com roda de conversa ao final.

*Acessibilidade com Audiodescrição

Entrada Gratuita

Com distribuição de ingressos 1 hora antes, no local.

Fonte: Josuel Junior
Foto: Thaís Mallon


Original: http://www.brasiliaweb.com.br/integra.asp?id=46964&canal=14&s=82&ss=0