Administrado por:

 


 

 

Hospital de Santa Maria abre 30 leitos e recebe novas obras

04/09/2019

Com investimentos de aproximadamente R$ 1,5 milhão, intervenções na unidade hospitalar também contemplam a cozinha, o bloco de emergência e o ambulatório.

Reformas que somam aproximadamente R$ 1,5 milhão e a abertura de 30 leitos de internação que estavam fechados e já estão funcionando foram medidas anunciadas, nesta quarta-feira (4), pelo instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) para o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM). As intervenções estruturais contemplam a cozinha, o bloco de emergência e o ambulatório da unidade.

As ações também incluem a preparação de um espaço para receber uma nova modalidade de ressonância magnética, a primeira a entrar em funcionamento em toda a rede pública do DF, que atualmente não conta com nenhum equipamento desse tipo. A aquisição faz parte do pacote com 15 metas que o Iges-DF lançou na segunda-feira (2).

Benefícios

“A reabertura dessa quantidade de leitos para um hospital desse porte refletirá em melhorias para toda a rede”, destacou o diretor-presidente do Iges-DF, Francisco Araújo. “As obras também são mais uma sinalização do governo para a população de Santa Maria de que estamos focados em tratar os pacientes com dignidade”.

“É uma grande conquista que faz toda a diferença para as pessoas que estão esperando a oportunidade de estar alocadas onde sejam oferecidas melhores condições de atendimento”, avaliou a deputada Jaqueline Silva, que é moradora de Santa Maria e participou do evento durante o qual foram anunciadas as novidades no hospital.

Obras e ampliação

No bloco de emergência, as melhorias contemplarão a Sala Vermelha, que passará de seis para oito leitos, e a Sala Vermelha da pediatra, que ganhará espaço maior para receber mais cinco leitos (atualmente, são dois). Será criada ainda a Sala Vermelha de Trauma, com mais quatro leitos, totalizando 11 novos leitos para atender pacientes em estado grave. Também está prevista a reforma da recepção e a criação de dois centros de triagem.

No ambulatório, a meta é montar uma sala de espera e uma de medicação para inaugurar o serviço de hospital-dia, destinado a pessoas que precisam apenas tomar medicamentos intravenosos. Com isso, em vez de ficar internado, o paciente comparecerá ao local nos horários previamente estabelecidos para ser medicado, podendo voltar para casa logo depois. A ação aumentará o conforto desses pacientes, bem como contribuirá para a liberação de leitos para outras pessoas que precisam.

Foram concluídas as obras que começaram no início do ano na cozinha, que está em pleno funcionamento para servir, por dia, 2,8 mil refeições para pacientes/acompanhantes e 350 para profissionais. A reforma, que durou seis meses, deixou o cômodo completamente adaptado às normas da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O piso foi substituído, as paredes ganharam revestimento e toda a parte elétrica e hidráulica recebeu manutenção.

Os leitos

Dos leitos abertos no HRSM, 20 são da clínica médica, cinco da unidade de cirurgia geral e cinco na unidade de ortopedia. A ampliação só foi possível após a contratação de novos profissionais, reabastecimento de insumos hospitalares e medicamentos, manutenção das camas, reparos em equipamentos e aquisição de aparelhos de pressão, estetoscópios, carrinho de curativo e computadores para abrir a sala de prescrição de enfermagem, entre outras melhorias.

Com essas melhorias, o Iges-DF completa o reforço de 71 leitos na rede pública de saúde. Somente neste ano, outros 26 leitos foram reabertos no Hospital de Base (HB), com a reativação do sétimo andar, enquanto dez leitos somaram-se à UPA de Sobradinho, com a reabertura da Sala Amarela, e mais cinco foram instalados na pediatria do HRSM.

* Com informações do Iges-DF

Fonte: Agência Brasília

Original: http://www.brasiliaweb.com.br/integra.asp?id=47095&canal=2&s=1&ss=1