Administrado por:

 


 

 

DF Legal: saiba como será a fiscalização do uso de máscaras

14/05/2020

Nesta semana, as equipes do órgão vão apenas orientar sobre a importância dos equipamentos; multas, só a partir do dia 18 de maio. Secretaria de Governo intensifica distribuição; pelo menos sete regiões administrativas receberam visitas educativas.

Para proteger contra a infecção por Covid 19, o uso de máscara é obrigatório no DF desde o dia 30 abril. Nesta semana, a Secretaria DF Legal, junto com servidores da Secretaria de Governo e policiais e bombeiros militares, está nas ruas reforçando a necessidade da prevenção. As equipes distribuem gratuitamente máscaras de tecido recicláveis. Pelo menos, por enquanto, não haverá aplicação de penalidade para quem estiver sem o protetor facial.

“Nessa primeira semana, esse trabalho será feito de forma orientativa”, esclarece o secretário da DF Legal, Gutemberg Gomes (tire suas dúvidas abaixo). “Vamos mostrar ao cidadão a necessidade de ele realmente precisa usar a máscara. Há uma legislação determinando essa utilização”, completa.

Pelo menos sete cidades já receberam a visita educativa: Samambaia, Estrutural, Planaltina, Paranoá, Fercal, Sol Nascente e Santa Maria. Segundo Gutemberg, a fiscalização não tem aplicação de multas. No entanto, as equipes se preparam para iniciar as autuações a partir da próxima segunda-feira (18). Quem desobedecer ao decreto do governo e, não usar as máscaras, poderá ser punido com multa de até R$2 mil.

Usar e cuidar

Na Estrutural, na terça-feira (12), máscaras foram distribuídas para a população, que também recebeu orientações de como higienizar e importância do uso do adereço no combate a transmissão do novo coronavírus. A iniciativa conta a participação das secretarias de Governo, Segurança Pública, Cidades, Atendimento à Comunidade, DF Legal, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. “Até o final da semana vamos passar por todas as 33 regiões administrativas”, esclarece o secretário de Governo, José Humberto Pires.

De acordo com ele, a campanha tem como objetivo reforçar as ações de conscientização do governo antes mesmo de adotar as medidas punitivas. “Nessa semana estamos intensificando nas cidades mais carentes e nos centros comerciais das RAS mais distantes de Brasília. É uma abordagem pacífica, buscando orientar sobre a necessidade do uso”, declarou Pires.

A diarista Maria Antônia Lopes, 57 anos, foi abordada pelas equipes no bairro Vila Santa Luzia, na Estrutural, ao sair de casa para ir ao mercado. Apesar de estar usando o equipamento de material descartável, aproveitou a oportunidade para pegar uma de tecido. “É muito melhor, posso lavar e usar várias vezes”, afirmou a mulher.

Morador da mesma região, Joabe Gomes também aproveitou a oportunidade. “Comentaram que estavam distribuindo, então resolvi vir aqui para garantir a minha”, disse. Ele disse estar preocupado com a proliferação do vírus na sua região. “Quando falam para ficarmos em casa, na Santa Luzia é difícil controlar porque são muitas pessoas morando no mesmo barraco” pontuou Gomes.

Para o administrador da Estrutural, Fábio Borges, apesar de a cidade ter um bom nível de isolamento, é necessário garantir que a comunidade carente tenha acesso ao equipamento. “Os moradores da Chácara Santa Luiza não têm muitas condições. Por isso, estamos intensificando as entregas nesse ponto”, afirmou o administrador.

*Com informações da Secretaria DF Legal

Fonte: RENATA MOURA E ROSI ARAÚJO, DA AGÊNCIA BRASÍLIA
Foto: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília


Original: http://www.brasiliaweb.com.br/integra.asp?id=47627&canal=2&s=1&ss=1