Administrado por:

 


 

 

O Brasília Iluminada recebe, Nordeste - A Poesia do Sertão Musical

13/01/2021

Nesta sexta-feira, o Brasília Iluminada recebe "Nordeste- A Poesia do Sertão Musical", espetáculo cênico-musical que celebra o Forró e a Literatura de Cordel.

Governo de Brasília convida espetáculo cênico-musical para se apresentar pelo projeto Brasília Iluminada.

Nordeste - A Poesia do Sertão Musical

Espetáculo cênico-musical celebra o Forró e a Literatura de Cordel

Após curta temporada por três Regiões Administrativas do DF, a montagem volta a ser apresentada dia 15 de janeiro, sexta-feira, a partir das 17h. A sessão acontecerá na Praça do Cruzeiro. Local onde, a céu aberto, foi instalado o Palco Céu de Brasília Cultural e do qual a plateia assiste às atrações com distanciamento social recomendado pela OMS. Aos que preferirem ficar em casa, podem acompanhar, ao vivo, pelo canal youtube.com/nilsonfreire.

Concebido pelo cantor e compositor forrozeiro Nilson Freire e de direção musical do maestro Fabiano Medeiros e cênica do mestre bonequeiro Chico Simões, a obra musical teatralizada enaltece as artes do Sertão, do Cariri e do Agreste nordestino e reverencia as obras e legados de Luiz Gonzaga, Leandro Gomes de Barros e Domingos da Fonseca. Atuam na montagem o cantor forrozeiro Nilson Freire e os repentistas Chico de Assis e João Santana, acompanhados de três instrumentistas.

O espetáculo Nordeste - A Poesia do Sertão Musical mescla música, interpretação, canto, declamação, narrativa e, inclusive, improviso a pedido da plateia, conduzindo o espectador em uma viagem sonora e visual pela essência da poesia popular do Sertão do Nordeste.

O fio condutor é a trilha musical, numa releitura de melodias das toadas do Repente - improvisadores, folguedos, aboiadores e coco; e das vertentes ascendentes - barroca, sefardita, magrebina, árabe, ameríndia e africana. Harmonizações e timbragens contemporâneas adornam o repertório com recursos sonoros de pedais e sintetizadores agregados a instrumentos como a sanfona.

Entremeando a encenação, Chico de Assis e João Santana atenderão a solicitações da plateia, interagindo com o público em diversas modalidades do Repente e declamarão poemas e recitarão cordéis. As composições de Nilson Freire, que integrarão o repertório, têm influências métricas e rítmicas no formato poético que alicerçam o Forró de Luiz Gonzaga e retratam a vida e o ambiente social dos sertanejos e cantadores nordestinos.

Serviço:

Nordeste - A Poesia do Sertão Musical

Dias, locais e horário:
15/01 (sexta-feira), às 17h: Praça do Cruzeiro
16/12 (quarta-feira), às 20h: Espaço Cultural Pé Direito, na Vila Telebrasília (Rua 1,
Entrada franca
Transmissões ao vivo pelo canal: www.youtube.com/nilsonfreire
Informações: nilsonfreire@nilsonfreire.com

Fonte: Rodrigo Machado - Território Comunicação

Original: http://www.brasiliaweb.com.br/integra.asp?id=48046&canal=2&s=1&ss=2