Administrado por:

 


 

 

Mais um dia muito instável sobre o Brasil

13/01/2021

O ar quente e úmido que predomina sobre o Brasil estimula a formação de muitas nuvens carregadas em todas as Regiões do país, que provocam fortes pancadas de chuva.

Durante esta quarta-feira, 13 de Janeiro, uma frente fria continua avançando pelo litoral da Região Sul e se aproxima de São Paulo . Isso vai estimular o aumento da instabilidade sobre o Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Um vórtice ciclônico em altos níveis (VCAN) está facilitando a formação de áreas de instabilidade sobre a Região Nordeste do Brasil.

Previsão do tempo para 13/1/2021 - quarta-feira

Essa quarta-feira é mais um dia muito instável sobre o Brasil. Muitas pancadas de chuva vão ocorrer ao longo do dia em praticamente todas as áreas do país.

O tempo fica seco, com sol e sem previsão de chuva no Rio Grande do Norte, no Espírito Santo, nas regiões mineiras do Vale do Rio doce e do Vale do Jequitinhonha, no Norte do estado do Rio De Janeiro e também no centro-sul e leste do Rio Grande do Sul. As capitais Natal e Vitória também passam o dia com tempo firme. Já para Porto Alegre não há previsão de chuva, porém o céu vai ficar com muitas nuvens.

Na maioria das áreas das Regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil, as pancadas de chuva vão acontecer à tarde e à noite, mas pela manhã e em parte da tarde, o sol aparece por várias horas.

No Litoral Norte gaúcho, na Serra gaúcha e catarinense, no Sul e Leste de Santa Catarina e no Leste do Paraná, incluindo as capitais Florianópolis e Curitiba e também no Vale do Itajaí, a quarta-feira é com muitas nuvens e chuva a qualquer hora, que pode ser moderada a forte.

As pancadas de chuva também podem ocorrer a qualquer hora do dia no Norte do estado de São Paulo, nas áreas de fronteira de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul com a Bolívia , na região de Porto Velho , de Manaus e no Leste do Amazonas e também no extremo Norte do Amapá.

A região do Distrito Federal e do Norte de Goiás, o estado do Tocantins, o centro-oeste e o norte da Bahia, o sertão de Pernambuco, o Sul do Piauí e do Maranhão também terão muitas nuvens o dia todo e várias pancadas de chuva, a qualquer hora.

Dia abafado

Todo Brasil continua quente nesta quarta-feira. A sensação é de abafamento ao longo do dia. Apenas algumas áreas no Rio Grande do Sul sentem a presença de um pouco de ar frio de origem polar que ajuda a manter o ar fresco ao longo do dia.

Alertas meteorológicos para 13/1/2021

Alerta para temporais na região de Manaus e em todo leste do Amazonas, na região de Santarém, no Pará, no sul de Rondônia, em Palmas e no centro-leste do Tocantins.

As demais áreas da Região Norte do Brasil ficam em situação de atenção para chuva moderada a forte, com raios e ventos por vezes fortes.

Quarta-feira com alerta para temporais no sul do Maranhão, no centro-sul do Piauí, no sertão de Pernambuco, no norte-noroeste da Bahia incluindo a região de Barreiras.

As demais áreas da Bahia, do Maranhão, a região de Teresina , o sul do Ceará e o sertão da Paraíba ficam em atenção para chuva moderada a forte, com raios e risco de vento forte.

Alerta para temporais em todo o centro-oeste, sul e leste de Mato Grosso, no Distrito Federal, em Goiás e em Mato Grosso do Sul. As capitais Cuiabá , Campo Grande , Goiânia e Brasília também estão sujeitas a temporais nesta quarta-feira.

A faixa Norte de Mato Grosso e de Goiás ficam em atenção para chuva moderada a forte com raios e ventos por vezes fortes.

Alerta para temporais no centro-norte do estado de São Paulo, na região de Campinas, Vale do Paraíba e Mantiqueira, no Sul de Minas, no Triângulo Mineiro e em todo centro-oeste de Minas Gerais.

Ficam em atenção para chuva moderada a forte, com raios e eventuais fortes rajadas de vento a região da Grande Belo Horizonte e a Zona da Mata mineira, a região Serrana Fluminense, o Grande Rio e a região de Angra dos Reis, o litoral paulista, a Grande São Paulo, o Sul e o Oeste do estado de São Paulo, todo estado do Paraná, o Vale do Itajaí e o litoral de Santa Catarina.

Fonte: Angela Ruiz - Assessoria de Comunicação da Climatempo

Original: http://www.brasiliaweb.com.br/integra.asp?id=48047&canal=2&s=14&ss=0