Administrado por:

 


 

 

Últimos dias para aproveitar o Brasília Iluminada

13/01/2021

Projeto inédito que traz o encanto das luzes de Ano Novo para a capital federal segue até o próximo domingo (17/1).

A capital federal se transformou em uma cidade luz e agora é hora de aproveitar os últimos dias dessa programação que há um mês encanta moradores e visitantes. O Brasília Iluminada, que traz o charme das luzes de Ano Novo para a capital federal, segue até o próximo domingo (17/1), enchendo os olhos de quem visita os espaços, com intervenções jamais vistas na cidade. Iniciativa do Governo do Distrito Federal (GDF), o projeto é coordenado pelas secretarias de Economia (Seec), Cultura e Economia Criativa (Secec), Desenvolvimento Social (Sedes) e Turismo (Setur).

No percurso de 415.770 metros quadrados de área implantada, a árvore de 32 metros de altura já virou ponto turístico. E mais: sete velas luminosas gigantes; presépio com 14 personagens em escala real; e cinco caixas iluminadas, sendo que uma, de 10 metros altura, faz nevar em plena Esplanada, transformando a experiência em um momento ainda mais mágico. Selfie garantida também nos letreiros. Palavras como superação, sonho, solidariedade e paz já transformaram o local em parada obrigatória para o registro da foto em família. Tudo seguindo as medidas de segurança impostas pela pandemia, como o distanciamento de pelo menos dois metros entre as pessoas e uso obrigatório de máscara pelos colaboradores visitantes.

O professor Leonardo Santos veio de Valparaíso, Goiás, pela segunda vez e trouxe a mãe, Gorete Santos, para conferir o espetáculo. “É o momento de reunir a família. Um presente com renovação de fé e esperança nesse momento o qual o mundo está vivendo”, disse Gorete. “Gostei de todos os espaços e não consigo escolher o meu favorito. Muito bom o Governo nos proporcionar um evento dessa magnitude, que alcança todas as classes sociais, faixa etária e ainda ser gratuito”, completou Leonardo.

Ao lado do filho Davi, de 11 anos, a advogada Ana Lídia se surpreendeu. “Não esperava essa surpresa. Está muito caprichado. Uma oportunidade de sair ao ar livre com a família, seguindo todos os cuidados recomendados”, disse.

Artesanato

O artesanato também faz parte do espetáculo. No Espaço Luz do Mundo, atrás da Catedral Rainha da Paz, onde também está o presépio virtual, seis contêineres foram montados e disponibilizados gratuitamente para os 60 artesãos, que, por meio do projeto e em rodízio, ganharam um novo ponto de negócios e oportunidade para a divulgação de sua arte e cultura.

Atrações musicais

As atrações musicais ficam por conta dos artistas locais, que voltam ao palco do Céu de Brasília, point cultural localizado na Praça do Cruzeiro, para as últimas apresentações. Até o domingo (17/1), os destaques são espetáculos de balé, poesia e música ao vivo para todos os gostos. Veja agenda abaixo:

14/01 (quinta-feira)

17h30 – Orquestra GVMUS
18h30 – Banda Rock Beats
19h30 – Banda Magoo

15/01 (sexta-feira)

16h30 – Nordeste – a poesia do Sertão com Nilson Freire
17h30 – Quinteto de Cordas e Trompa
18h30 – Beethoven 250 anos

16/01 (sábado)

16h30 – Carol Nogueira Quarteto
17h30 – Quarteto Alvorada
18h30 – Ballet Grupo Bailarinos de Brasília

17/1 (domingo)

16h30 – Coral de Cegos do projeto Waldir Azevedo
17h30 – Orquestra Sopros da OFB
18h30 – Ballet Grupo Bailarinos de Brasília

 

Ressignificação do turismo

Pela primeira vez, em 60 anos, os brasilienses receberam o Ano Novo com um espetáculo de luzes e cores. Ao longo dos 30 dias de evento, o projeto vem ativando a cidade como destino turístico e atraindo visitantes dos quatro cantos do país. A secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça, destaca a importância do Brasília Iluminada para a retomada do setor e todo o trabalho de ressignificação que o Governo do Distrito Federal vem realizando desde o primeiro dia de gestão. “O nosso governador, Ibaneis Rocha, valoriza e reconhece a importância da nossa capital como destino turístico e tem reconstruído nossa cidade em todos os setores. E o Brasília Iluminada é mais um exemplo de ousadia acertada. Mostra como uma ação criativa pode ativar uma cidade como destino turístico”, disse a secretária.

Destaque ainda para os seis mil postos de trabalho gerados, com mão de obra 100% local. “Desde o início, sob o comando do governador Ibaneis Rocha, tivemos a preocupação de valorizar a mão de obra, os empreendedores e os empresários do Distrito Federal, em mais uma ação que busca ajudar setores que sofreram com a pandemia. Vale ressaltar ainda que investimos em uma ação que vai potencializar a vocação turística do nosso DF e impulsionar setores como hotelaria, transporte e comércio, neste e nos próximos anos”, completou o secretário de Economia, André Clemente.

Fonte: Achiles Pantazopoulos - Setur-DF

Original: http://www.brasiliaweb.com.br/integra.asp?id=48054&canal=2&s=1&ss=1