Administrado por:

 


Governo Federal entrega moradias a 435 famílias de baixa renda no Distrito Federal
05/04/2021

Cerimônia de repasse das chaves contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro. Investimento federal no empreendimento, que integra o Programa Casa Verde e Amarela, foi de R$ 53,7 milhões.

O Governo Federal entregou, nesta segunda-feira (5), 435 moradias a famílias de baixa renda do Distrito Federal. Cerca de 1,7 mil pessoas serão beneficiadas com apartamentos dos residenciais Crixá IV e V, localizados em São Sebastião, cidade a 23 quilômetros do centro administrativo federal. A cerimônia de entrega simbólica da chave contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro, do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, além de outras autoridades.

Ivonete dos Santos, de 54 anos, ficou 20 anos na lista de espera pela casa própria no Distrito Federal. Nesta segunda-feira, ela e o filho, João Miguel receberam as chaves do apartamento todo mobiliado da mão do presidente Jair Bolsonaro. Dona Ivonete conta a satisfação de conquistar a moradia. "Nós nunca devemos desistir dos nossos sonhos. Devemos ter sempre a esperança e é por isso que agora tenho essa casinha que posso chamar de minha e que posso deixar para o meu filho no futuro", disse.

"Três pessoas que entregamos as chaves são desempregados e um aposentado. São pessoas que dependem desta ajuda para morar com dignidade. É um momento de satisfação, fazendo pessoas felizes por intermédio de ações do nosso governo. Agradeço a todos que estiveram envolvidos neste projeto", ressaltou o presidente Jair Bolsonaro.

Segundo o ministro Rogério Marinho, desde o início do governo, o presidente Bolsonaro orientou o MDR a não poupar esforços para evitar que obras fossem paralisadas. "Uma casa própria, de boa qualidade, não são apenas paredes. É dignidade. As famílias são alicerce de qualquer nação e precisam ter o seu lar, o seu refúgio. A realidade da dona Ivonete é comum a milhares de brasileiros e, por isso, devemos continuar trabalhando, pois somos sensíveis às necessidades da população", destacou o ministro Rogério Marinho.

A entrega contempla 288 unidades do residencial Crixá IV (entrega total) e 147 do Crixá V (entrega parcial). Os dois residenciais, que receberam investimentos federais de R$ 53,7 milhões, fazem parte do Conjunto Habitacional Crixá, com sete etapas que totalizam 1.904 moradias. Dessas, 800 habitações já haviam sido concluídas e entregues à população. Os apartamentos, de 47,65 m², têm dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. O condomínio, que integra o Programa Casa Verde e Amarela, também conta com centro comunitário, playground, jardins e bicicletário.

Produção habitacional em 2020

Com a conclusão de 420 mil moradias em 2020, das quais 54 mil para famílias de baixa renda, mais de 1,68 milhão de pessoas tiveram o sonho da casa própria realizado. Foram, ainda, retomadas no ano passado 30 mil unidades que estavam paralisadas e poderão contemplar 120 mil pessoas. "Em 2021, temos a expectativa de entregar mais de 420 mil e, até 2023, de concluir mais de 500 mil unidades por ano. Estamos fazendo mais com menos. Este governo tem esta marca, de usar os recursos dos impostos em benefício da população brasileira, porque respeitamos o recurso proveniente do esforço e do suor de todos", afirma Marinho.

Fonte: Imprensa MDR

Original: http://www.brasiliaweb.com.br/integra.asp?id=48346&canal=2&s=1&ss=2