Administrado por:

 


 

 

Relatório incentiva empresas do DF a exportar

26/08/2021

Documento lançado nesta quarta-feira substitui evento que seria realizado, o Park das Nações, cujo foco é a exportação por parte do empresariado local.

Um levantamento que vai nortear, a partir de agora, ações do Governo do Distrito Federal (GDF) com foco nas exportações por parte das empresas locais. Assim pode ser resumido o Relatório Técnico – o comércio exterior do Distrito Federal: contexto e oportunidades, entregue nesta quarta-feira (25), por diversas instituições que se uniram para, em parceira com o governo, alavancar o desenvolvimento econômico no DF, por meio do projeto Park das Nações.

O documento, elaborado pelo Sebrae em conjunto com o Centro Universitário de Brasília (UniCeub), empresários e entidades da cidade reúne, em um impresso, dados técnicos relevantes para estimular a maior participação do empresariado do DF na exportação, fortalecendo Brasília como hub de distribuição de produtos e serviços.

“Vendo o documento, eu fiquei muito satisfeito com o resultado. Porque, mesmo sendo um relatório técnico, ele é resultado dos esforços de várias empresas e instituições que sempre foram parceiras no governo, e facilitam a compreensão do cenário da exportação e importação no Distrito federal, além de trazer possíveis caminhos para os empresários que se interessem em se tornar exportadores”, destacou o vice-governador Paco Britto.

De acordo com ele, o documento é a “largada de uma corrida empresarial que vai fortalecer o crescimento econômico do DF”, pois “atende não apenas os empresários que já exportam, mas a todos que almejam isso”. “A partir de agora, vamos buscar a efetivação daquilo que foi a condensação desse estudo. O Park das Nações é um dos pilares do nosso programa de atração de investimento e desenvolvimento da capital”, completou o secretário de Desenvolvimento Econômico do DF, José Eduardo Pereira.

A pasta foi responsável, juntamente com a Secretaria de Turismo e da Secretaria de Ciência e Tecnologia e Inovação, pelo comando da primeira etapa do projeto, concluída com a entrega do relatório.

O documento traz dados científicos que mostram vantagens e desvantagens das exportações, mas também oferece um levantamento técnico com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) e outros, gerados pelo setor produtivo por meio de entidades de classe.

Conforme frisou a professora titular na graduação de Administração no UniCeub, Tatiane Araújo, que coordenou os trabalhos para a confecção do relatório, o documento é o resultado de um “esforço coletivo”. “Fizemos um levantamento de dados. A tarefa do UniCeub foi de que todos os dados trazidos pelas entidades pudessem dialogar”.

“Uma coisa que aprendemos e isso é quase um ritual na governança é que ninguém faz nada sozinho. E esse trabalho de equipe é fundamental e importantíssimo para elevar Brasília a outro nível”, frisou o secretário de Governo do DF, José Humberto Pires. De acordo com ele, a capital “precisa ser referência em muitas coisas” e a exportação é uma delas. “Somos uma caixa de ressonância para o país”, acrescentou.

Park das Nações

Projeto iniciado no primeiro semestre de 2019, por uma parceria entre o GDF e a Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do DF (ADVB), o Park das Nações aconteceria, justamente, quando a pandemia da covid-19 se espalhou pelo mundo. A ideia era a de promover um grande evento, de 15 dias, no Parque da Cidade, chamado Park das Nações, para abrir portas para o intercâmbio comercial das empresas do DF com novos mercados, estimulando o empresariado local a exportar.

Sem a possibilidade de realizar um evento de grande porte presencial, entidades parceiras do projeto e empresários decidiram, então, criar o Relatório Técnico para manter o projeto vivo. “Durante anos trabalhei com comercio exterior, e este governo foi o primeiro que chegou e disse: ‘isso é importante’. O resultado deste documento já fala por si. Sempre tivemos ausência desses dados para o nosso empresariado”, apontou a presidente da ADVB e da Brasília Convention & Visitors Bureau, Claudia Maldonado.

O Park das Nações atenderá empresários que já exportam ou os que são potenciais exportadores, em especial os micro, pequenos e médios empresários do DF. “Alguns Estados brasileiros se renderam ao momento e pararam as ações. Porém, somos comandados por um grande maestro, que com sua batuta, rege essa orquestra chamada GDF. E aqui, o governador Ibaneis Rocha não deixou com que a cidade parasse. Salvamos vidas. Cuidamos da saúde. Mas também demos andamento a cerca de 400 obras que geraram em torno de 35 mil empregos”, pontuou o vice-governador.

De acordo com Paco, o projeto, mesmo tendo mudado de formato, foi levado adiante para oferecer aos empresários do DF a oportunidade de crescimento. “O evento virou um documento, mas não com menor importância. Pelo contrário. Porque chega com o mesmo propósito de nortear e incentivar as exportações por parte das empresas da nossa cidade”.

Exportações do DF

Mesmo com a crise econômica causada pela pandemia, as exportações no DF cresceram em 2020 em 8,4% em relação a 2019, segundo dados da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil). O mercado asiático foi o maior consumidor de produtos importados do Distrito federal: a carne de frango. Outros itens padrão importação da capital como soja, cereais e produtos têxteis e minerais também registraram crescimento.

“Estamos buscando fazer com que os nossos números se multipliquem e construindo o futuro, tijolo por tijolo, porque Brasília não merece mais esperar. São 61 anos”, enfatizou o secretário de Desenvolvimento Econômico. “Vamos partir para o mercado internacional, para fazermos relações fortes, não apenas com a China, mas com os Estados Unidos e países árabes”, concluiu.

Paco lembrou que é importante atrair indústrias para o Distrito Federal e estimular os jovens produtores, encurtar caminhos para que micro, pequenos e médios empresários tenham acesso facilitado às linhas de crédito. “Tudo isso vai contribuir para chegarmos ao desenvolvimento econômico desejado para a nossa capital”, garantiu o vice-governador.

O projeto Park das Nações – cuja realização é da Associação Brasileira dos Dirigentes de Vendas e Marketing (ADVB ) e da Brasília Convention & Visitors Bureau -, conta com a participação da Federação da Agricultura e Pecuária do DF (Fape-DF); Federação do Comércio DF (Fecomércio-DF); Federação da Indústria do DF (Fibra-DF); Associação Comercial do Distrito Federal (ACDF); Associação da Industria Hoteleira do DF (Abih-DF); Câmara das Mulheres Empreendedoras do DF; Conselho da Mulher Empresária do DF; Comissão de Migração e Comércio Exterior da OAB-DF; e dos Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Estratégico do DF (Codese); Centro Universitário de Brasília (Uniceub); e do Sindicato das Empresas de Turismo do DF (Sindetur). Representantes de todas as entidades envolvidas estiveram presentes no evento.

EDIÇÃO: CAROLINA JARDON 

Fonte: LÍVIO DI ARAÚJO, DA AGÊNCIA BRASÍLIA
Foto: Renato Araújo/Agência Brasília


Original: http://www.brasiliaweb.com.br/integra.asp?id=48872&canal=2&s=1&ss=2