Administrado por:

 


 

 

Janeiro com Arte: Projeto First Body

10/01/2022

O First Body Programme, criado por Diego Borges, está promovendo duas ações formativas internacionais e imersivas em Brasília em janeiro de 2022.

FIRST BODY - WORKSHOP DE CRIAÇÃO

O First Body - Workshop de criação é uma oficina de 10 dias de imersão onde os participantes dormem, comem e trabalham no local. Em 2022 será do dia 07 ao dia 15 de janeiro na Unipaz -DF.

 

Com base em pesquisas realizadas no Brasil e na Europa nos últimos dez anos, o First Body - é um convite a pensar com todo o corpo. Um workshop que oferece aos participantes exercícios para desencadear experiências criativas em diferentes disciplinas (teatro, performance, dança, literatura, artes visuais). São desenvolvidos exercícios práticos onde os artistas são convidados a criar a partir do corpo/mente em relação ao tempo e ao espaço. Tudo é coisa criativa para descobrir os artifícios poéticos que emergem ao longo da jornada criativa do Primeiro Corpo.

 

O idealizador do projeto, Diego Borges, é doutorando em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. É  também mestre e bacharel em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília - UnB, onde atua como professor substituto. Ao longo dos anos, trabalhou e estudou em Portugal, Polónia, Alemanha, Estados Unidos, Itália e Escócia.

 

FIRST BORY - ENCOUNTER

First Body Encounter é uma etapa do projeto que reunirá 14 artistas de diferentes países: França, Estados Unidos, Russia, Colombia, Lituânia, Suíça e Brasil. Os artistas de diferentes frentes de trabalho, como dança, teatro, canto, circo, performance, se reunirão durante sete dias para compartilharem experiências de criação. A ideia é promover um espaço de partilha de diferentes metodologias de criação, onde importantes artistas de diferentes culturas possam compartilhar sua visão sobre processos de criação através de oficinas, apresentações, palestras e conversas. O intuito do Encounter é criar uma rede internacional de artistas pesquisadores e proporcionar o intercâmbio cultural entre os países envolvidos fomentando, assim, a arte como veículo de inter-relações e formação.


Uma das novidades é que esta etapa do projeto acontecerá uma vez a cada ano em um país diferente, sendo que o grupo ou o artista do país será o anfitrião dos convidados. O encontro de 2022 será em Brasília de 15 a 21 de janeiro em um espaço no meio da natureza, graças à parceria com Unipaz-DF, que receberá a ação. Participarão do encontro  Roxanne Morse (Estados Unidos), Egl
è Kazickait? (Lituânia), Katya Popova (Russia), Diego Borges (Brasil), Faust Esteban (Colômbia), Pablo Magalhães (Brasil), Brigitte Wittemer (Suiça), Ricardo Tetzner (Brasil), Carolina Gomez (Colômbia), Giselle Rodrigues (Brasil), Greta Gudelyte (Lituânia) e Stéphanie Lemonnier (França).

 

A próxima edição está confirmada para 2023 e será realizada na Lituânia. Esta é uma iniciativa independente idealizada através do First Body Programme (@firstbodyprogramme), um programa de criação brasileiro que desenvolve workshops de criação pelo mundo, além de promover encontros internacionais com artistas de diferentes áreas.

 

WORKSHOP DE CRIAÇÃO – 07 a 15 de janeiro

ENCOUNTER – 15 a 21 de janeiro

Informações e inscrições s através do e-mail: firstbodyprogramme@gmail.com

Contatos:
Diego Borges +55 11 910176611

diegobcontato@gmail.com

firstbodyprogramme@gmail.com



Original: http://www.brasiliaweb.com.br/integra.asp?id=49199&canal=2&s=14&ss=0